Como estudar inglês sozinho

Olá pessoal!

O que é necessário para aprender outro idioma? Força de vontade e dedicação. Afinal, aprender uma língua estrangeira requer tempo, e é essencial que você pratique todos os dias.

Estude por conta própria se não tiver condições de arcar com um cursos ou professores particular. É o que muitas pessoas por aí fazem, e os resultados são excelentes.

Por isso, vou indicar algumas ferramentas que podem vir a ser úteis!

_________________________________________

APLICATIVOS / WEBSITES

Se vocês procurarem no google “inglês grátis”, aparecerão cursos incontáveis, mas preparei uma lista com meus sites/aplicativos favoritos.

1. Duolingo (versão web e app)

Acredito que esse seja o aplicativo mais famoso para quem queira aprender idiomas. É uma ferramenta que está crescendo muito.

O Duolingo é muito organizado e dinâmico. Você pode fazer quantas lições quiser por dia e testar seu progresso ao longo das aulas.

2. Memrise (versão web e app)

É o aplicativo perfeito para quem quer memorizar vocabulário de maneira eficiente. Quando mais você avança no curso, mais a gramática é introduzida.

3. Meu inglês (versão web)

Eu adoro esse site porque: 1) são vídeo aulas (que estão mais para podcasts, mas quanto mais avança no curso, por mais tempo os “professores” conversam em inglês); 2) há sempre um diálogo ou um texto a ser narrado, que você também pode acompanhar pela transcrição; 3) e, ainda, você tem acesso ao vocabulário, gramática e exercícios.

4. Hello Lingo (web)

É o antigo SharedTalk!
É um website para que você encontre pessoas ao redor do mundo que estão aprendendo inglês ou português.

5. Wlingua (versão web e app)

O curso gratuito é um pouco mais limitado, mas dependendo de como você se sair nos exercícios, você ganha algumas horas para praticar como se membro premium fosse! E tudo você aprende por osmose. Há apontamentos gramaticais? Sim! Mas a metodologia de ensino é com frases diversas para que você realmente entenda o contexto em que as palavras estudadas podem ser utilizadas.

6. Busuu (versão web e app)

Também é possível fazer lições gratuitas, mas as aulas mais importantes só estão disponíveis para contas premium (mas mesmo que você compre, é super barato! Você pode comprar um ano de curso por mais ou menos R$160,00). De qualquer forma, se não quiser comprar o curso, você ainda pode fazer muitos exercícios. Vale a pena.

7. Babbel (versão web e app)

Esse não é gratuito, mas um ano de curso também é muito barato! Você pagaria em torno de R$150,00 por um ano de curso. Vale a pena e é muito mais acessível do que escolas de idiomas.

A metodologia é semelhante a do duolingo e também é muito organizado.

8. Lingualeo (versão web e app)

Não utilizei muito a ferramenta, mas segue a mesma lógica do duolingo.

_________________________________________

AUDIOBOOKS

Nesse site você encontra 700 audiobooks para download gratuito! Ainda, há a transcrição dos textos para que você possa acompanhar a leitura enquanto escuta. A minha dica é que você comece com histórias curtas, fáceis, ou até mesmo que você já conheça (como Alice no país das maravilhas).

Nessa mesma linha, outra dica é assistir séries e filmes que você gosta sem legenda (ou com a legenda em inglês), e, ainda, acompanhar canais no youtube.

_________________________________________

AS 3,000 PALAVRAS

Essas são as 3.000 palavras mais utilizadas na língua inglesa. Adquira vocabulário! Sabendo-as, você já terá um domínio de 86% do idioma!

Clique aqui para acessar a lista

_________________________________________

BLOGS

Também indico observarem alguns blogs de inglês que sempre estão dicas sobre o uso do idioma (principalmente relacionado à gramática e às expressões idiomáticas)!

Esses são os blogs que eu estou sempre acompanhando:

English TowmInglês na ponta da língua | Influx

_________________________________________

Ainda, no site da BBC vocês encontram uma série chamada The Flatmates. São 204 episódios com áudio + trascrição.

_________________________________________

Outras dicas importantes:

  • Estude, no mínimo, 15 minutos por dia. O importante é que você mantenha uma prática diária.
  • Faça um caderno de anotações com as palavras novas que aprender ao longo dos cursos e esteja sempre o revisando até fixar a palavra nova.
  • Converse com você mesmo em inglês em voz alta.
  • Leia livros ou letras de música em inglês em voz alta, apenas para praticar o speaking.
  • Encontre um parceiro no HelloLingo e converse com essa pessoa todos os dias.
  • Se tiver dificuldade com uso de determinada palavra, é só digitar no google sua dúvida. Por ex: “who ou whom?”, você irá encontrar muitos fóruns com explicações variadas sobre o assunto. Então, se na primeira vez que você leu, não entendeu… calma! O google está aí para nos fornecer mais fontes.

Veja ainda: Onde encontrar textos/obras em inglês!

Bem, essas foram algumas dicas que eu considero úteis.

Espero que tenha ajudado!

 

Créditos da imagem destacada: SimpleProgrammer

Um comentário sobre “Como estudar inglês sozinho

Deixe um comentário