Minha mudança para Shanghai

Aqui eu falei sobre minha rotina como au pair em Hangzhou, e aqui eu falei sobre minha mudança para Anji e contei o que aconteceu para eu me tornar professora de inglês em um jardim de infância.

Quando decidi ser au pair, o plano original sempre foi permanecer apenas um ano fora do Brasil. No entanto, a vida é cheia de surpresas e – no fundo – a gente nunca sabe o que nos espera no futuro.

Como tudo estava indo muito bem no jardim de infância, decidi estender minha estadia na China – renovando meu contrato com a agência até julho de 2017 (o contrato inicial expirava em janeiro daquele ano).

Repentinamente, o kindergarten em que eu estava trabalhando fechou. Na verdade, fomos notificados com um mês de antecedência. O choque foi imenso.

Passei por um período não muito bom… de incerteza e frustração. Eu não tinha muito tempo para procurar outro emprego, a agência não possuia ofertas de professor naquele momento, eu precisava fazer uma decisão rápida, então decidi voltar para a minha vida de au pair. Apesar dos pesares eu ainda estava tranquila e esperançosa com relação ao futuro.

Tive um match com uma família em Shanghai e me mudei para a cidade em 11/01 rumo a uma vida nova. Duas kids, menino – 6 anos, e menina – 8 anos.

No entanto, só permaneci na casa dessa família por pouco mais de um mês. Saí da casa deles dia 21/02 pela manhã.

O que aconteceu? Eu me dava super bem com as crianças (de verdade!), possuíamos um ótimo relacionamento e eu posso dizer sinceramente que gosto muito delas. O maior problema foi a host mom que se recusou a me dar a chave da porta, não gostava que eu saísse de casa, não respeitava meu schedule e queria que eu dedicasse meu tempo off para fazer companhia aos avós.

Na verdade, houveram vários problemas e isso não é nem metade da história, aqui vocês podem ler sobre 10 problemas que você poderá enfrentar ao morar com uma família chinesa.

Resumidamente, entrei em rematch dia 13/02 e dia 21/02 saí da casa da família, e pela milésima vez, rumo a uma vida nova Lol

Foi a primeira vez em que eu realmente senti o peso de um rematch, foi a pior época que tive na China, foi um período terrível de ansiedade, paranoias e incertezas.

1) Eu não queria mais ser au pair. 2) Se eu continuasse no programa eu corria um sério risco de ter que sair de Shanghai (o que eu não queria). 3) Meu visto expiraria em apenas um mês (o que foi minha maior preocupação). 4) Mais uma vez, eu não tinha tempo suficiente para procurar outras opções de permanência no país + quem daria emprego a uma pessoa com problemas de visto? 5) Havia a possibilidade de eu ter de voltar para o Brasil.

Resumo da ópera: pedi um emprego na agência (sim, a agência de au pair responsável pela minha vinda para a China!), e depois de muita conversa felizmente fui aceita!

Entrei em rematch em uma segunda, e na quinta-feira daquela mesma semana descobri que poderia trabalha na agência, na segunda seguinte já encontrei um local para morar (leia aqui sobre locação de apartamentos em Shanghai) e terça-feira de manhã saí da casa da família! Tudo mudou em apenas uma semana.

Então, atualmente tenho um “emprego de verdade” de novo, divido apartamento com outras três pessoas e estou aproveitando meus últimos meses nesse país maravilhoso – e felizmente em Shanghai, ❤

Esse é o resumo da minha situação atual e como foi que minha vida mudou tanto (e tantas vezes) em um curto período de tempo!

Créditos da imagem destacada: FreePik

2 comentários sobre “Minha mudança para Shanghai

  1. stiloclau disse:

    Dreka, que bom acompanhar sua jornada por aqui, vc é super determinada, tem feito várias limonadas dos limões que encontra pelo caminho! rs e estou muito feliz em te ver realizando seu sonho! Gostei muito de ler sua retrospectiva dos ultimos acontecimentos, é bem “louco” como as coisas mudam de um dia pro outro, mas ao mesmo tempo nos fazem amadurecer e encontrar oportunidades que nunca imaginamos! Sucesso sempre!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário